A vitrine do Instagram – Rede social ganha adeptos da área de arquitetura e decoração

outubro 8, 2015 em Carreira, Notícias

Instagram para arquitetos

Há cinco anos no ar, o Instagram é um grande sucesso desde o seu lançamento. Hoje, a rede social de compartilhamento de imagens conta com nada mais nada menos do que 300 milhões de usuários ativos, o que é um grande atrativo para as empresas e profissionais que buscam uma forma prática e interativa de divulgação.

Vendo a oportunidade de encontrar, no Instagram, uma excelente vitrine para divulgação de seu trabalho, a arquiteta paulista Rebeca Souza (@rebsssouza) criou sua conta e hoje é um dos grandes destaques da área de arquitetura na rede social. Com número sempre crescente de seguidores (recentemente ela ultrapassou a marca de 100 mil fãs), Rebeca está no dia a dia em contato com seu público por meio da publicação de imagens de seus projetos e dicas de decoração.

A ideia de explorar o Instagram como forma de conquistar mais clientes surgiu logo no início da empreitada de Rebeca. “Eu nunca fui muito ligada em redes sociais, mas quando decidi abrir minha própria empresa precisava divulgá-la de uma forma prática e gratuita”, comenta ela que tem em sua lista de clientes personalidades como o ator Marcelo Melo Jr., o cantor e ator Lucas Lucco e a blogueira Niina Secrets.

Além de apresentar sua atuação na área, Rebeca utiliza o Instagram para desmistificar a lenda de que para investir em uma boa decoração é preciso dispor de muito dinheiro: “posto muitas dicas fáceis e baratas, pois infelizmente algumas pessoas têm essa imagem errada de que decorar é caro, então busco mostrar que não é”, diz.

A estratégia é sim um passo importante para quem deseja obter sucesso nesta plataforma, e primeiramente é preciso definir como será este relacionamento com o público. Para Rebeca, o Instagram é uma ferramenta bastante pessoal, e é por isso que é ela mesma quem o atualiza diariamente, postando, lendo e respondendo aos comentários sempre que possível.

“Eu amo estar perto do meu público. Procuro postar todos os dias uma dica aqui, outra ali e mesmo quando estou em férias posto dicas de restaurantes e hotéis. Busco esta relação com meus seguidores e vivo perguntando o que eles desejam ver. Eles me dão ideias e vou em busca de atendê-las”, comentou ela que é um excelente exemplo de como esta troca e proximidade refletem em sucesso. A cada nova postagem Rebeca recebe uma média de 2 mil curtidas e 50 comentários.

E se você é arquiteto ou designer e ainda não ingressou nessa rede (ou já ingressou mas pensa em otimizar sua atuação e conseguir mais visibilidade), separamos cinco dicas interessantes:

- A primeira dica é que ferramentas como o Instagram estão sempre suscetíveis a substituições. Portanto, não foque todos os seus esforços em apenas uma rede social, pois mesmo que hoje ela esteja no auge pode ser que em um curto espaço de tempo ela venha a desaparecer ou seja trocada por alguma outra novidade. Use o Instagram e qualquer outra rede social como um complemento da sua divulgação. Assim você garante outras frentes interessantes para estar em contato com o seu público.

- 68% dos usuários ativos têm entre 18 e 34 anos. O seu público integra esta faixa etária?

- São mais de 70 milhões de uploads de fotos e vídeos por dia. Produza conteúdo atrativo e que se destaque em meio a tantas atualizações.

- Hashtags contribuem com o engajamento. Descubra quais hashtags são mais usadas pelo seu público e explore-as em suas imagens. Dentre as mais comuns estão #tbt (utilizada para marcar recordações do passado), #fikdik ou #ficadica (para dar sugestões e reforçar mensagens) e #regram (para compartilhar a postagem de outro perfil marcando a pessoa e dando os devidos créditos).

- Conquiste engajamento de forma natural. Mostre-se ativo e, além de postar continuamente sobre seus serviços e produtos, curta e comente fotos de seus seguidores.

A foto com o ator Marcelo Melo Jr. e sua esposa teve 2.330 curtidas (Reproduçao/@rebsssouza)

A foto com o ator Marcelo Melo Jr. e sua esposa teve 2.330 curtidas (Reproduçao/@rebsssouza)

Ideias sustentáveis e para reaproveitamento de materiais sempre têm espaço no Instagram de Rebeca, como esse revestimento feito de fibra de coco (Reproduçao/@rebsssouza)

Ideias sustentáveis e para reaproveitamento de materiais sempre têm espaço no Instagram de Rebeca, como esse revestimento feito de fibra de coco (Reproduçao/@rebsssouza)

Recentemente Rebeca divulgou um dos projetos criados para o novo apartamento da blogueira Niina Secrets (Reproduçao/@rebsssouza)

Recentemente Rebeca divulgou um dos projetos criados para o novo apartamento da blogueira Niina Secrets (Reproduçao/@rebsssouza)

Rebeca usa o Instagram para dar dicas de decorações e tendências (Reproduçao/@rebsssouza)

Rebeca usa o Instagram para dar dicas de decorações e tendências (Reproduçao/@rebsssouza)

Posts Relacionados: