Telhado verde – Inúmeras vantagens para o meio ambiente

agosto 11, 2014 em Cases, Sustentabilidade

Ecotelhado - Arquitetura Bioclimatica

No último post falamos sobre arquitetura bioclimática e a boa oportunidade que arquitetos e engenheiros têm de criar projetos que sejam mais sustentáveis e nos ajudem a cuidar do meio ambiente. O telhado verde é uma alternativa viável e elegante que vêm agradando o público.

Também conhecido como cobertura viva, cobertura vegetal ou telhado vivo, resume-se à instalação de uma vegetação sobre telhados que permite temperaturas mais amenas, isolamento acústico, economia de energia, redução das ilhas de calor nos centros urbanos e reaproveitamento de água. “Além de todas essas vantagens, o telhado verde também aumenta a biodiversidade na cidade e reduz a poluição”, comenta João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo e diretor da Ecotelhado, empresa especializada em infraestrutura verde.

A grande maioria das construções pode receber um telhado verde, até mesmo aquelas com cobertura inclinada. Na Ecotelhado, por exemplo, existem diversos sistemas cujos pesos variam entre 60 e 250 kg/m². Porém, toda cobertura que receberá a vegetação deve ser impermeabilizada, etapa fundamental para evitar problemas como infiltrações e prejuízos no ambiente interno.

Além do processo de instalação, outro cuidado a ser tomado é com a manutenção da cobertura. Cuidar do telhado é imprescindível para afastar pragas urbanas. Quanto ao corte, a Ecotelhado dá a dica: uma cobertura vegetada com grama exigirá poda eventual enquanto jardins suspensos com vegetação de plantas suculentas não requerem poda já que apresentam baixo crescimento.

Ecotelhado - Arquitetura BioclimáticaJunto com a instalação de um telhado verde é possível associar outras estratégias sustentáveis como, por exemplo, a aplicação de uma cisterna para captação da água da chuva, um sistema de tratamento de efluentes (esgoto) e captação de energia solar via placas fotovoltaicas.

Na foto é possível visualizar uma residência que optou pelo telhado verde. Os proprietários da casa localizada em Vera Cruz, Rio Grande do Sul, optaram pela cobertura vegetada para melhorar a temperatura do espaço e, também, para ajudar a compor o ambiente que já priorizava o verde. Com a instalação do telhado vivo, o teto ficou em harmonia com o paisagismo da casa.

Paisagismo – Quer algumas sugestões de espécies vegetais interessantes para aplicação em um telhado vivo? Confira a tabela abaixo fornecida pela Ecotelhado:

Telhado vivo - Espécies

Posts Relacionados: