A primeira impressão é a que fica – Recepção estilosa
janeiro 29, 2015 em Linha de Produtos, Projetos Corporativos, Tendências
Quando adentramos um consultório médico, odontológico ou mesmo um escritório em busca de serviços, a primeira impressão é a que fica. Ser bem recepcionado, em um ambiente agradável e aconchegante, com profissionais atenciosos e simpáticos já nos desperta uma boa sensação sobre os negócios que ali serão gerados. Para tanto, garanta estilo à sua recepção.
Como sempre, a decoração do espaço está diretamente ligada a essa sensação de bem-estar e, portanto, deve receber a mesma atenção dispensada aos outros ambientes. Para tal, separamos algumas dicas interessantes para compor a sua recepção em grande estilo.
Mobiliário – Se o seu cliente/paciente vai esperar, ele precisa aguardar de forma agradável. Invista em sofás, poltronas e pufes bonitos, elegantes e acima de tudo confortáveis. E trabalhe os seus processos para que ele nunca aguarde demais.
Iluminação – Caso a recepção não tenha janelas que permitam a entrada de luz natural, invista em uma iluminação confortável (prioritariamente indireta e em tons amarelos) para levar mais aconchego aos visitantes. A recepção, em si, não é um ambiente de trabalho que necessita de iluminação funcional.
Espaço gourmet – Manter um pequeno espaço com café, água e alguns biscoitinhos para seus convidados é simpático. Você não precisa dispor de muitos metros para tal, uma pequena bancada com uma cafeteira expressa de fácil utilização seguida por um filtro já são suficientes. Banquetas altas também ajudam a compor o espaço gourmet.
Organização – Garanta que tudo esteja organizado em sua recepção. Papéis espalhados, documentos fora do lugar, fios de computadores embolados trazem uma sensação desagradável. Aposte em balcões que consigam abrigar todo o equipamento e papelaria que sua recepcionista necessita para o dia a dia de trabalho, assim nada fica fora do lugar aos olhos de quem chega.
Em consultórios médicos e odontológicos é comum manter revistas para os pacientes que estão aguardando. Neste caso, garanta revistas sempre novas ou atemporais. Nada de noticiário velho para seu público mais importante.
Toilette – É fundamental ter um toilette de fácil acesso partindo da recepção para que aqueles que estão aguardando possam utilizar sem mistérios. Além disso, pequenos mimos como enxaguante bucal, fio dental e desodorante para utilização dos visitantes são bem vistos.
Treinamento – Invista no treinamento dos profissionais que recepcionarão seus clientes. Garanta que o primeiro contato seja agradável e, acima de tudo, organizado e proativo. Uniformes são interessantes por permitirem a garantia da boa vestimenta e padronização da empresa. Eles podem ser mais despojados ou formais dependendo do ramo de atividade do seu negócio.