Museus virtuais – Conhecimento a um clique

setembro 17, 2015 em Carreira, Notícias

A Internet está aí para ser explorada e bem utilizada. E não há como negar que, no campo do conhecimento, ela pode ser uma excelente aliada. Longe de nós considerar que uma experiência vivida no mundo real pode ser totalmente substituída por uma vivência virtual. Porém, para os amantes insaciáveis da arquitetura e da arte, a infinita lista de museus que já disponibilizam seus acervos na plataforma digital é um prato cheio.

Aqui escolhemos alguns dos que julgamos mais interessantes nesta vastidão da Internet.

Van Gogh Museum - Reprodução da web

Van Gogh Museum – O mundo de Van Gogh pode ser descoberto em um clique. Com sua estrutura física instalada em Amsterdam, na Holanda, reúne uma grande coleção de trabalhos incríveis e que marcam a história da arte. Na versão virtual do museu é possível conhecer mais a fundo a história do artista, incluindo a reprodução da última carta que ele deixou para seu irmão, Theo, e lindíssimas obras como Almond Blossom, Sunflowers e The Bedroom.

The Virtual Museum of Iraq - Reprodução da web

The Virtual Museum of Iraq – Um passeio completo pela cultura do Iraque desde a era pré-histórica até o islamismo. Por lá é possível conhecer detalhes da decoração da Al-Mirjaniya Madrasa, que foi destruída durante a segunda guerra, mas teve fragmentos salvo e recuperados que permitiram a reconstrução para admiração como parte da história.

Dalí Theatre-Museum - Reprodução da web

Dalí Theatre-Museum – O tour virtual pelo Dalí Theatre-Museum provê, ao internauta, a possibilidade de fazer um intenso passeio pelas salas reais do espaço físico do museu, instalado na Espanha. Também é possível conhecer trabalhos e objetos por lá exibidos graças à exploração de imagens panorâmicas. Quem acessa o museu virtual fica ainda mais encantado por Salvador Dalí.

Gratuidade para estudantes de arquitetura – Talvez tenhamos novidades no nosso país. Caso seja aprovado, o projeto de lei 49/2014 garantirá que estudantes matriculados em diversos cursos relacionados a artes tenham acesso gratuito a museus e demais instituições museológicas do Sistema Brasileiro de Museus. Dentre os cursos que integram a proposta está o de Arquitetura e Urbanismo (juntamente com artes, museologia, audiovisual, música, design e moda).

Em tramitação no Senado Federal e na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o projeto quer incluir e facilitar o acesso de todos à essas instituições que contribuem com a cultura nacional. Em matéria publicada no portal do Senado Federal, o ex-senador Inácio Arruda e a senadora Vanessa Grazziotin, autores da proposta, explicam: “É primordial que as instituições museológicas abram, prioritariamente, seus acervos aos estudantes das áreas de artes, particularmente a musical, a visual e a audiovisual, mas também aos acadêmicos de design e de moda. São esses os futuros mediadores do acesso à cultura comunicada pelos museus, seja como professores, seja como técnicos ou artistas”.

A notícia do projeto está sendo comemorada pelos profissionais da área em grupos de discussão na rede social Facebook, como afirmou a internauta Gislayne Félix: “torcendo para que seja aprovada”.

Posts Relacionados: