La Passeggiata – Michele De Lucchi no Salão de Milão

abril 16, 2015 em Eventos, Notícias, Projetos Corporativos, Tendências

La PasseggiataA edição 2015 do Salão do Móvel de Milão, que acontece até o próximo dia 19, traz um Salone Del Ufficio com uma visão bastante ideológica do que e de como devem ser pensados os espaços de trabalho para os dias atuais. Chamada Workspace 3.0, a exposição tem curadoria do arquiteto italiano Michele De Lucchi, que apresenta sua instalação La Passeggiata, uma criação contemporânea e que enxerga o dia a dia de trabalho muito além da realização de atividades profissionais individuais.

Para Michele, o local de trabalho deve ser pensado de forma muito mais ampla. Em entrevista ao Hufffington Post, o arquiteto e designer explicou o que idealizou ao criar este projeto: um espaço totalmente equipado para treinar a mente de cada um de seus frequentadores.

La Passeggiata redefine os atuais prédios de escritórios, nos quais os profissionais mal se veem, já que adentram as instalações indo diretamente aos seus postos. O projeto La Passeggiata conecta os espaços corporativos por meio de passeios em um formato infinito, onde todos podem caminhar, circular. Além disso, conta com um mirante, o ponto mais alto de toda a estrutura idealizado para que as pessoas se encontrem, se olhem e conversem. Um local apto para a realização de reuniões, onde é possível observar todo o restante do prédio.

Michele parte do princípio de que trabalhar não deve representar apenas a atitude de sentar, ligar o computador e exercer suas atividades. “Pensando assim, o escritório pode ser facilmente substituído pelo Home Office, cada um trabalhando em sua própria mesa”, disse ao Huffington Post. Para o arquiteto, o trabalho deve envolver os profissionais. Deve entregar a eles, todos os dias, uma boa razão para buscar o progresso, tornando, ao profissional, interessante sair de casa para trabalhar.

No projeto da La Passeggiata, Michele desenvolve a importância das relações interpessoais, definindo o espaço de trabalho como um local ideal para a construção e manutenção de relações humanas. Ele encara o trabalho como uma atividade em grupo, e não individual, fazendo com que o espaço funcione como um local dedicado a treinar a mente de cada um de seus ocupantes.

Michele De Lucchi – Nascido em 1951, Michele De Lucchi formou-se arquiteto em Florence, na Itália, seu país natal. Foi um dos profissionais mais proeminentes de estúdios como Cavart, Alchymia e Memphis. Como designer de mobiliário, trabalhou para grandes empresas italianas e europeias tendo sido, por dez anos, diretor de design da Olivetti.

“Com o passar dos anos, compreendi que para projetar é preciso gostar da indústria, mesmo que não seja fácil, pois ela é tudo de bom e ruim que temos. Se o papel do artista nos tempos antigos era mostrar a beleza da natureza, o papel do designer atual é mostrar a beleza da indústria” – Michele De Lucchi em trecho da coleção Grandes Designers da Folha de S.Paulo.

La Passeggiata - Milão

La Passeggiata - Milão

La Passeggiata - Milão

Fotos: Saverio Lombardi Vallauri, site oficial Salão do Móvel de Milão (www.salonemilano.it).

Posts Relacionados: