Iluminação natural – Mais produtividade no escritório

abril 28, 2014 em Projetos Corporativos

 

mesa-executiva-classic-e-estante-planejada-legenda

Aqui no Brasil a jornada tradicional de trabalho é de 8 horas diárias, ou seja, muita gente passa 1/3 do dia dentro do escritório. Para tornar essa rotina menos densa e muito mais produtiva, o projeto luminotécnico tem papel fundamental no projeto geral de arquitetura e decoração do espaço.

Segundo estudos realizados mundo afora, a iluminação natural traz benefícios diversos ao corpo humano. A cientista Mirjam Muench realizou, recentemente, um estudo que apontou que aqueles profissionais expostos à iluminação natural finalizam seus dias muito mais dispostos e menos estressados. Isso ocorre por que a iluminação artificial reduz nosso nível de cirtisol, hormônio ligado à resposta ao estresse. A arquiteta Letícia Ximenes concorda. “Iluminação natural aumenta a motivação e melhora o humor. Sabemos que a luz artificial nos permite enxergar, porém não soluciona esses fatores psicofísicos do nosso corpo”, comenta.

Para que a iluminação natural seja de fato eficiente em um ambiente corporativo, o projeto também deve contemplar setorização de circuitos, vidros seletivos, persianas, dispositivos para redirecionamento de luz e, acima de tudo, proteções solares. “Deve haver cuidado especial com a insolação que pode esquentar demais o ambiente causando desconforto. Hoje temos modelos de cortinas que permitem a passagem da luz, mas não dos raios solares. Além disso, podemos apostar em brises que cortam a incidência direta do sol e vidros com películas”, tranquiliza Letícia.

Algumas normas técnicas brasileiras servem como base para os projetos de arquitetura corporativa. A NBR 15215 traz os parâmetros que influem no cálculo da disponibilidade de luz natural e afirma que é necessário balizar a posição do sol, as épocas da determinação, a latitude e a longitude geográficas do local e o tipo de céu. Além disso, a luminância (intensidade da luz por metro quadrado) recomendada para algumas atividades específicas é apresentada pela NBR 5413.

Como uma máquina super poderosa, nossos olhos estão acostumados a se adaptar às mudanças de iluminação que ocorrem ao longo do dia, porém muitas vezes em um ambiente interno essas mudanças são muito bruscas e a adaptação não ocorre de forma natural, causando desconforto. Como forma de solucionar essa questão, Letícia Ximenes aborda a importância da homogeneidade. “Quando o espaço tem janelas muito distantes ou amplos espaços sem aberturas devemos utilizar a luz artificial para iluminar as áreas de sombra”, relata.

Postos de trabalho – O arquiteto Felipe Raduan fala sobre a importância do planejamento dos postos de trabalho. “Para que a luminosidade natural não prejudique a visibilidade, o posicionamento dos profissionais deve sempre ser analisado”, declara sobre a forma de disposição de monitores e tvs. “Evitamos deixar os monitores virados para a janela a fim de acabar com reflexos. Caso não seja possível deixá-los de costas ou de lado para a abertura, a solução é apostar em tela solar ou persiana”, comenta a arquiteta Marta Martins.

Em edifícios comerciais as únicas aberturas são as janelas, que distribuem a luz de forma não uniforme pelo espaço já que trata-se de uma luminosidade totalmente mutável de acordo com o período do dia e as condições meteorológicas. Já em escritórios montados em casas térreas ou outras edificações, é possível trabalhar a luminosidade natural de outros ângulos. “Clarabóias também ajudam a iluminar o ambiente de forma natural”, lembra o arquiteto André Bove.

Tecnologia – Hoje em dia existem diversos softwares que simulam a iluminação auxiliando, assim, a elaboração do projeto com foco no resultado final. Dentre eles, destaque para o Desktop Radiance (que trabalha como um plugin do AutoCAD), o RayFront e o LightScape.

iluminacao-natural-em-escritorios-03

Projeto da arquiteta Marta Martins com iluminação natural aliada à artificial

iluminacao-natural-em-escritorios-01

Projeto de iluminação do software Desktop Radiance reproduzido do site oficial.

 

Posts Relacionados: