Em encontro de arquitetos, Dil Mota dá dicas sobre criatividade

setembro 29, 2015 em Eventos, Tendências

Bia Medeiros, Erica Lorca, Lisandra Mascotto, Dil Mota, Pedro Irie e Luciana Maruchi

Arquitetos, designers de interiores e lojistas da região do ABC Paulista reuniram-se novamente na última semana e, desta vez, a conversa foi sobre criatividade. Afinal, será que todo mundo é mesmo criativo? Como fazer para desenvolver esta característica tão importante para quem atua com projetos? Para facilitar este debate, o convidado da rodada foi o publicitário Dil Mota, que tem especialização em Design de Interiores e hoje atua como creative coach e creative consultant.

O encontro, patrocinado pela RS Design em parceria com Lustres Irie, A Especialista, Blanco Design e Mais Revestimento, reuniu cerca de 30 convidados para um café da manhã especial e uma hora de bate papo com Mota. Durante a palestra, todos foram apresentados a técnicas interessantes para estimular a criatividade a fim de sempre oferecer as melhores soluções para os clientes.

Acostumado às rotinas da área de comunicação e design, Mota deu dicas para a construção de um briefing preciso e eficiente, apresentando o “The Power of W”, um conceito que aborda os elementos mais importantes da formação do briefing e o segredo de fazer as perguntas certas para extrair do cliente aquilo que ele realmente espera do seu trabalho. “O W resume aquelas palavrinhas em inglês que abrem qualquer pergunta: What? Who? When? Where? Why?, e isso é um ensinamento para a vida toda”, declarou Mota.

Como dicas de como estimular a capacidade de criação e inovação, Mota acredita ser fundamental trabalhar, com cuidado, suas referências. “É preciso buscar muita referência e, ao contrário do que se pensa, não está tudo no Google. Aliás, quem procura no Google terá as mesmas referências de milhões de outras pessoas. É bacana olhar o Pinterest e sites de outros assuntos que não estejam necessariamente relacionados a design e arquitetura. É preciso buscar sobre moda, gastronomia, comportamentos e até mesmo sobre as novelas. Além, claro, de visitar eventos como a Feira de Milão, Casa Cor e Mostra Black. É preciso ir para a rua”, afirma.

Estar conectado ao que acontece no mundo é fundamental para garantir integração com as tendências. “Observe tudo, em museus, lojas, feiras livres e eventos em geral, pois o seu repertório vai refletir em todo o seu trabalho”, completou.

Os convidados saíram animados da apresentação prontos para enfrentar, com novos olhos, os próximos projetos. Marcos Contrera, arquiteto que participou da palestra, afirmou: “todo ano vou para Milão, visito todas as mostras possíveis, mas não fico muito focado no estilo dos móveis que estão sendo usados, nas cores, etc. Observo muito o comportamento das pessoas, como vivem hoje em dia, do que gostam, o que valorizam. Então, quando faço um projeto, coloco uma poltrona e imagino aquela pessoa, que é meu cliente, sentado nela. E assim vou criando cada detalhe do ambiente”, declarou.

Sorteio de uma cadeira My Chair – Quem participou deste encontro também concorreu ao sorteio de uma cadeira My Chair, peça escolhida justamente por ter este conceito criativo devido à sua imensa possibilidade de combinações de cores de revestimentos e estrutura (clique AQUI e confira outro post com mais detalhes sobre esta peça). E a arquiteta premiada foi Juliana Traldi Bomfim.

Andreia Médice, Eliana de Souza e Gisele Pacheco

Andreia Médice, Eliana de Souza e Gisele Pacheco

Cynthia Ferreira e Michele Machado

Cynthia Ferreira e Michele Machado
Juliana Traldi Bomfim e Lisandra Mascotto

Juliana Traldi Bomfim e Lisandra Mascotto

Lisandra Mascotto e Dil Mota

Lisandra Mascotto e Dil Mota

Marli Assis e Eloisa Rosseto

Marli Assis e Eloisa Rosseto

Melissa Ferraz, Lizandra Maluf, Dil Mota, Lisandra Mascotto, Paula Leme e Daniela Marin

Melissa Ferraz, Lizandra Maluf, Dil Mota, Lisandra Mascotto, Paula Leme e Daniela Marin

Quem ganhou uma Cadeira My Chair no sorteio foi a arquiteta Juliana Traldi Bomfim

Quem ganhou uma Cadeira My Chair no sorteio foi a arquiteta Juliana Traldi Bomfim

Posts Relacionados: