De Milão ao Brasil – Tendências em mobiliário chegam ao país

maio 27, 2014 em Eventos, Notícias, Tendências

Salão do Móvel de Milão 2014Quem volta do Salão do Móvel de Milão, chega com a mente repleta de ideias. A feira, que é realizada anualmente, é a responsável por apresentar as principais tendências que serão exploradas nos projetos de arquitetura e decoração dos próximos meses. Lisandra Mascotto, sócia da RS Design, esteve no evento e traz, aqui para o Espaço do Arquiteto, tudo o que encontrou de mais interessante na edição de 2014.

Como boa observadora, Lisandra comenta sobre as cores metálicas, que chamaram a atenção ao longo dos seis dias de salão. “Destaque para dourado, cobre e cromado. São cores que talvez não cheguem com tanta força no segmento corporativo, já que são ambientes que pedem uma composição mais formal. Porém alguns itens podem se adequar, como uma cadeira dourada com design mais orgânico instalada em uma sala de reunião de uma empresa com cultura mais informal, mais despojada”, diz.

Além disso, outra forte tendência notada pela sócia da RS Design foi o investimento na seleção de cores vibrantes. “Esta cartela de cores, que estão chamando de Cores do Cupcake, com certeza será utilizada em diversas áreas da decoração e do design, podendo ser mesclada também em um ambiente corporativo a fim de mostrar, além de modernidade, sofisticação”, explica.

Tendência que já vem sendo observada há alguns anos, aplicações em couro seguem fortificadas, principalmente em tampos de mesas, revestimentos de móveis e cadeiras. A RS Design, por exemplo, já tem utilizado couro em suas linhas de mobiliário.

No que diz respeito ao design de móveis, o segmento segue dando preferência para ângulos retos, mas agora os tampos estão menos espessos. “Vale observar que o mobiliário corporativo segue normas de ergonomia, portanto as influências no design são bem mais sutis do que as vistas no mobiliário residencial”, declarou Lisandra.

Este ano, o salão teve, como foco, projetos de cozinhas e banheiros. E por falar em cozinha, mais uma vez foi notada a necessidade de transformar as cozinhas residenciais em espaços de convivência, ou seja, em ambientes mais confortáveis e aconchegantes. Para Lisandra, isso já vem acontecendo também nos escritórios que buscam um clima mais descontraído nas áreas de café e descanso. “Muitas empresas antenadas com as necessidades da geração Y investem em espaços mais descontraídos. Como exemplo temos os escritórios do Google, do Facebook e do Skype no Brasil”, relata.

O Salão de Móveis de Milão foi realizado entre 8 e 13 de abril.

Cores do Cupcake | Crédito: Lisandra Mascotto

Cores do Cupcake | Crédito: Lisandra Mascotto

RS Design já trabalha a tendência do couro em seu mobiliário corporativo

RS Design já trabalha a tendência do couro em seu mobiliário corporativo | Crédito: Divulgação

Cozinhas voltadas para o convívio e com ângulos retos | Crédito: Carola Merello/Divulgação

Cozinhas voltadas para o convívio e com ângulos retos | Crédito: Carola Merello/Divulgação

 

 

Posts Relacionados: