Automação – Praticidade e redução de despesas

outubro 16, 2015 em Notícias, Tendências

Automação para escritórios

Trabalhando para otimizar as rotinas corporativas, a automação garante às empresas novas experiências ao mesmo tempo em que atua no combate ao desperdício e na redução de despesas. Graças aos avanços tecnológicos, hoje o mercado está repleto de opções com custos bastante acessíveis, possibilitando que toda e qualquer companhia invista em automação a fim de transformar seus espaços de trabalho.

Dentre os sistemas de automação mais requisitados estão aqueles que atuam diretamente com a iluminação e com o controle de acesso dos espaços. Segundo Paulo Salim, diretor da OmniHouse Automação, uma das soluções mais vendidas de seu portfólio é a iluminação por LED com dimerização de acordo com a incidência de luz natural. De forma prática, luzes que acendem e garantem a iluminação artificial apenas quando a vinda de fora não é suficiente para a rotina de trabalho da equipe. “Com isso é garantido um valor mínimo de iluminação com o máximo de economia”, afirma.

Além de garantir melhorias no ambiente de trabalho e gerar uma boa redução de custos, a instalação deste tipo de automação coloca as empresas em um outro patamar, o das companhias preocupadas com a sustentabilidade. “Essas soluções também ajudam na obtenção de certificações como, por exemplo, selos verdes que, em alguns países, já representam a redução de impostos”, declarou Salim. Outras soluções complementares como programação dos módulos de iluminação para assegurar que em certos períodos não haja desperdício e medição de gastos por setor para acompanhamento de consumo trazem eficiência energética para a empresa.

Já no segmento de controle de acesso, com a expansão da tecnologia mobile tivemos um boom de novidades chegando no mercado. Hoje, a Magikey oferece um sistema totalmente nacional desenvolvido com o apoio da FAPESP. Trata-se da automatização de todos os processos de portaria por meio de um aplicativo. E o mais interessante é que não há custo de instalação, apenas uma assinatura que custa em torno de R$180 mensais.

Para a instalação do sistema Magikey a empresa precisa fornecer apenas duas coisas: um ponto de energia próximo à porta e rede wi-fi no local. Os usuários fazem seus cadastros no aplicativo e solicitam o acesso. O dispositivo reconhece o usuário quando ele se aproxima da porta, abrindo-a. Não são necessárias chaves, cartões e leitores biométricos. “A Magikey muda a experiência de acesso e unifica todos os dispositivos em apenas um, o smartphone”, declara o diretor Raul Mariano Cardoso.

Hoje a Magikey é muito utilizada em escritórios de coworking e salas de alta rotatividade como é o caso do escritório compartilhado do prédio da Incamp, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNICAMP/SP.

Empresas especializadas em automação de espaços estão habituadas a trabalhar em parceria com arquitetos a fim de otimizar os processos de instalação, visto que algumas soluções já devem ser pensadas durante a fase de infraestrutura de montagem da parte elétrica. Desta forma, estar atento às novidades permite que o profissional de arquitetura esteja sempre à frente do mercado, oferecendo o que há de mais moderno e interessante para seus clientes.

Expo Milão 2015 – A CAME do Brasil, multinacional de origem italiana líder mundial em produtos para automação de acessos, aproveitou o cenário da Expo Milão 2015 para inaugurar um novo sistema de controle de acesso. Para exposição que recebe cerca de 200 milhões de visitantes, apostou na solução XVIA que, pensada especialmente para grandes eventos, é capaz de controlar o acesso registrando o tráfego de pessoas em tempo real, tudo isso gerenciado de forma única por meio de uma conexão ethernet e um design inovador.

Com a XVIA é possível habilitar a entrada por meio de diversos formatos de tickets como, por exemplo, leitura de QR Codes e sistema RFID (identificação por radiofrequência). Considerando que a feira recebe cerca de 250 mil pessoas por dia, contar com um controle de acesso em tempo real garante tranquilidade para todos os 1.000 operadores presentes.

CAME é responsável pelo controle de acessos da Expo Milão 2015 | Crédito: Divulgação

CAME é responsável pelo controle de acessos da Expo Milão 2015 | Crédito: Divulgação

Com a Magikey todo o controle de acesso ocorre por meio de um app instalado no smartphone | Crédito: Divulgação

Com a Magikey todo o controle de acesso ocorre por meio de um app instalado no smartphone | Crédito: Divulgação

Posts Relacionados: