Arquitetura sustentável – Especialização

outubro 8, 2014 em Carreira, Sustentabilidade

Arquitetura Sustentável - Ecoarquitetura - Arquitetura verde

Temos publicado, aqui no Espaço do Arquiteto, posts que tratam sobre as novas perspectivas e as inovações propostas pelo investimento na arquitetura verde (ou arquitetura sustentável e até mesmo eco arquitetura). Com um mercado de trabalho promissor, profissionais que se especializam nesta área são vistos com outros olhos principalmente nas grandes cidades que carecem de projetos sustentáveis para, de forma efetiva, melhorar a qualidade de vida de sua população e reduzir os problemas ambientais causados pelas grandes construções.

Separamos, então, alguns cursos interessantes em São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro para os profissionais da área que tem interesse em se especializar no desenvolvimento de projetos cujo foco está na garantia do melhor aproveitamento dos recursos naturais a fim de minimizar, ao máximo, o impacto ambiental. Confira:

São Paulo – Centro Universitário Belas Artes

Como pós-graduação lato sensu, a Belas Artes oferece o projeto pedagógico Arquitetura, Cidade e Sustentabilidade, um curso com duração de três semestres coordenado pelo Professor Mestre Ricardo Ruiz Martos. Durante o período do curso, os alunos aprenderão a redescobrir as grandes cidades reinterpretando-as de forma mais sustentável. Conceitos como cidades compactas, usos mistos, edifícios híbridos, mobilidade urbana e adensamento inteligente são alguns dos temas apresentados e debatidos.

Clique AQUI para mais informações.

Rio de Janeiro – PUC

A especialização (pós-graduação lato sensu) da PUC Rio denominada Sustentabilidade no Projeto: Design, Arquitetura e Urbanismo, tem como objetivo possibilitar o aprofundamento do estudo dos aspectos projetuais que envolvem a questão da sustentabilidade. Após três semestres de estudo, os alunos saíram aptos a desenvolver a sustentabilidade de seus projetos utilizando ferramentas técnicas e metodológicas apresentadas ao longo do curso. Coordenado pelo Doutor em Design, Alfredo Jefferson de Oliveira, e pela Doutora em Urbanismo, Maria Fernanda Rodrigues Campos Lemos, o projeto é desenvolvido de forma interdisciplinar.

Clique AQUI para mais informações.

Minas Gerais – FUMEC

A Universidade FUMEC oferece o MBA Edifícios Sustentáveis: Projeto e Performance, curso de extensão universitária com carga horária de 436 horas-aula e coordenado pela Professora Engenheira Cristiane Silveira de Lacerda. O curso oferece aos alunos conhecimentos variados sobre técnicas e metodologias que o capacitem a projetar, gerenciar e avaliar edificações e seus impactos ambientais. Dentre os principais pontos de debate do currículo deste MBA estão a eficiência energética e princípios ambientais, climáticos, sociais e econômicos.

Clique AQUI para mais informações.

Brasília – UNB

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília oferece o curso de pós-graduação lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística. Durante o programa, os alunos estudam as principais teorias, se envolvem na legislação vigente, entram em debate sobre as práticas projetuais e desenvolvem soluções tecnológicas para o diagnóstico, preservação e intervenção em edificações e conjuntos arquitetônicos. Desenvolvido prioritariamente à distância (o aluno precisa comparecer a dois encontros presenciais), o curso é realizado em 13 meses.

Clique AQUI para mais informações.

Posts Relacionados: