Arquitetura Corporativa alia decoração à identidade das empresas

agosto 17, 2015 em Cases, Projetos Corporativos

Bar do lobby do Sheraton Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil | Crédito: Divulgação

Com cerca de 5 mil empresas nascendo diariamente no Brasil, a construção da marca torna-se ainda mais importante para a consolidação da companhia em um mercado tão competitivo. Quem não cria sua própria identidade acaba engolido pela concorrência.

Para a criação do espaço que servirá como sede das atividades, a arquitetura corporativa tem papel fundamental no processo de desenvolvimento da marca. Juntamente com o design projetado para o escritório e com as diferentes ferramentas de comunicação visual, forma o conceito que solidifica as particularidades da empresa em itens palpáveis no ambiente físico.

O espaço deve sempre ser planejado para atingir as expectativas de seu público, seja ele formado por colaboradores, ou por clientes e parceiros. “Quem busca um escritório de advocacia e contabilidade, por exemplo, procura seriedade, comprometimento e segurança. Assim como em consultórios médicos, odontológicos e clínicas, no geral, a sensação a ser transmitida é de limpeza, organização e profissionalismo”, comenta Manuela Beheregaray, arquiteta em atuação no Rio Grande do Sul.

As grandes empresas do mundo vêm se destacando por essa preocupação em aliar a arquitetura à sua identidade corporativa. As gigantes da área de tecnologia, por exemplo, estão constantemente na mídia com suas reformas arquitetônicas. Recentemente, o Espaço do Arquiteto mostrou um pouco mais do novo escritório da LinkedIn, em Nova Iorque (EUA). Uma tendência que vem sendo abraçada pelas companhias com boa visão de crescimento e posicionamento.

Sheraton mescla sua identidade à tendências regionais – Tendo a arquitetura corporativa como aliada em todas as suas unidades espalhadas pelo mundo, a rede de hotéis Sheraton, comandada pela Starwood Hotels and Resorts Worldwide, vem revitalizando seus espaços levando sempre em consideração dois pontos principais: seguir as diretrizes internacionais da rede mantendo o alto padrão e a identidade da marca em todas as suas instalações ao mesmo tempo em que garante elementos regionais a fim de instaurar nos ambientes a alma da região.

Na unidade brasileira de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a última reforma teve investimento de US$5 milhões e foi comandada pela arquiteta Carina Röhsig e pela designer Silvia Oliveira. Na ocasião, a decoração aliou elementos clássicos e modernos, como o piso de carpete e o mobiliário em couro, detalhes que podem ser visualizados em todas as instalações do Sheraton ao redor do mundo. Mas, mesmo mantendo o seu padrão internacional, o espaço não deixou de abraçar a cultura gaúcha. “Utilizamos cores quentes e geométricas pois o Rio Grande é intenso, seja no frio ou no calor. Tudo isso acaba refletido na decoração”, declara Carina. O prédio também recebeu fotos do badalado fotógrafo gaúcho Ricardo Braescher, imagens que retratam os pampas e seus cavalos. “A proposta foi fazer com que o hóspede se sinta envolvido pela nossa cultura e nossas riquezas”, destaca Carina.

Trabalhar a decoração em prol das necessidades institucionais é uma preocupação que deve integrar a gestão de qualquer empresa, independentemente de seu porte. “Em meus projetos procuro que tanto a identidade da empresa quanto a arquitetura tenham a mesma leitura para que o cliente já identifique o perfil e a linha de trabalho desde a recepção. Além disso, em um espaço onde a arquitetura expressa a identidade da corporação, fica mais fácil para os colaboradores absorverem os valores e a visão, aplicando-os em suas rotinas de trabalho”, destaca Daniela Barranco Omairi, arquiteta paranaense.

Confira, abaixo, uma seleção com fotografias das unidades do Hotel Sheraton ao redor do mundo. É possível visualizar uma mesma padronização em todos os continentes, porém a decoração sempre abraça um pouco da regionalidade pela inserção de cores, tons e tecidos a cada unidade.

Suíte do Sheraton Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil | Crédito: Divulgação

Suíte do Sheraton Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil | Crédito: Divulgação

Suíte do Sheraton em Vancouver, Canadá | Crédito: Reprodução portal Sheraton

Suíte do Sheraton em Vancouver, Canadá | Crédito: Reprodução portal Sheraton

Suíte do Sheraton em Montevidéu, Uruguai | Crédito: Reprodução portal Sheraton

Suíte do Sheraton em Montevidéu, Uruguai | Crédito: Reprodução portal Sheraton

Suíte do Sheraton em Melbourne, Austrália | Crédito: Reprodução portal Sheraton

Suíte do Sheraton em Melbourne, Austrália | Crédito: Reprodução portal Sheraton

Suíte do Sheraton em Berlim, Alemanha | Crédito: Reprodução portal Sheraton

Suíte do Sheraton em Berlim, Alemanha | Crédito: Reprodução portal Sheraton

Suíte do Sheraton na África do Sul | Crédito: Reprodução portal Sheraton

Suíte do Sheraton na África do Sul | Crédito: Reprodução portal Sheraton

 

Posts Relacionados: