Alemanha e seus patrimônios históricos – Um roteiro de viagem e arquitetura
abril 4, 2015 em Notícias
Quem respira arquitetura e urbanismo encontra, na Alemanha, roteiros incríveis e inspiradores. Criados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para divulgação dos pontos fortes do país, permitem que os turistas conheçam mais a fundo a história da civilização local. Os roteiros foram divididos por temas, sendo que para nós, amantes do design, um deles chama muito a atenção: Riquezas naturais e arquitetura.
Este é um roteiro traçado para levar o visitante a conhecer diferentes períodos da história, passando pela descoberta de fósseis regionais até o período industrial. E poder visitar diferentes décadas e passear pelos séculos é justamente um dos pontos fascinantes da Alemanha. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre este roteiro e motive-se a fazer as malas.
Com sua construção iniciada em 1911 pelos arquitetos Walter Gropius (que posteriormente ficaria famoso por Bauhaus) e Adolf Meyer, a fábrica Fagus, em Alfed, é um dos pontos arquitetônicos mais interessantes da região. Com uma aparência totalmente diferente do tradicional para a época, é considerada a obra que deu origem à arquitetura Modernista. Sua fachada foi erguida em vidro e aço e os cantos livres são totalmente envidraçados, promovendo a elegância de seu design.
Igreja de São Miguel
Dentre as surpresas arquitetônicas da Alemanha, destaque para a Igreja de São Miguel que, em Hildesheim, é um dos principais exemplos da arquitetura da primeira fase do estilo românico. Símbolo fiel do auge da arte sacra do Império Romano, a construção foi inaugurada em 1022 e declarada Patrimônio Mundial em 1985. Com torres cilíndricas e retangulares, conta com um teto de madeira do século XIII.
Centro Histórico de Goslar
A beleza do Centro Histórico de Goslar remete os turistas à uma viagem no tempo até o início da história industrial, quando as minas de Rammelsberg, o maior conjunto de jazidas de cobre, chumbo e zinco do mundo, iniciaram a produção que geraria mais de 30 milhões de toneladas de minério. No centro histórico fundamentado no estilo românico, o que mais chama atenção são as torres das 47 igrejas e capelas ali construídas. Isso mesmo, 47! Isso sem falar em todas as outras construções incríveis do local, como as casinhas de enxaimel com entalhes em madeira.
Abadia de Corvey
O mosteiro beneditino é um dos pontos turísticos da Alemanha que parecem ter sido criados especialmente para arquitetos e designers. A construção, que reúne arte, história e arquitetura recebeu, no ano de 836, as relíquias de São Vito, passando a ser destino de diversas peregrinações. Destruído quase que integralmente durante a Guerra dos 30 anos, foi reerguido em 1671 como residência barroca, incluindo a mais antiga fachada ocidental carolíngia do mundo. Por lá também encontra-se a Biblioteca Real, composta por cerca de 75 mil volumes.
Clique AQUI para conhecer os outros pontos turísticos e patrimônios históricos do roteiro “Riquezas Naturais e Arquitetura”. Aproveite para descobrir todos os outros passeios alemães criados pela UNESCO. São oito roteiros incríveis. Clique AQUI e monte sua programação completa.
Fonte e crédito das fotos: Alemanha – Férias Inesquecíveis (www.germany.travel/pt)