Arquiteto – 7 dicas de marketing para seu escritório
outubro 30, 2014 em Carreira
Nada de achar que marketing é tema somente para os grandes. Desde o início do negócio, pensar e trabalhar um plano de comunicação e marketing é fundamental para qualquer empresa, independente do seu segmento. Conversamos com Laíze Damasceno, consultora de comunicação e marketing, e reunimos algumas dicas para que você, arquiteto e designer, trabalhe a comunicação promovendo seu trabalho.
- Pense em marketing desde o princípio – Independente do setor de mercado do seu negócio, priorize o marketing criando um planejamento estratégico e concentrando esforços para atingir as metas.
- Contrate especialistas – Os próprios arquitetos e designers não conseguirão gerir com excelência os canais de comunicação do escritório. Para que o resultado não seja amador, conte com a experiência dos profissionais de comunicação e marketing que vão elaborar um plano executando as ações a curto, médio e longo prazo. A comunicação de um escritório de arquitetura e design deve ser tão profissional quanto o trabalho que é executado lá dentro.
- Apareça – Assim como todo negócio baseado na criatividade de seus membros, os escritórios de arquitetura e design precisam de visibilidade e da reputação trazida pelos veículos de imprensa e pela mídia social. Aqueles que estão constantemente à vista tornam-se referência em seu nicho de atuação.
- Aplique o Marketing de Gentileza – Trabalhe as relações humanos e não se preocupe somente em vender seus serviços. Priorize o relacionamento e a comunicação com seus clientes (e possíveis clientes). Antes mesmo de pensar em vender, pense em se relacionar.
- Crie um roteiro para suas ações – Defina alguns pontos como, por exemplo, onde quer chegar; o que precisa fazer para alcançar este objetivo; como são e onde estão as pessoas que deseja atingir; quais serão as suas táticas e quais canais pretende utilizar.
- Desenvolva um portfólio de arrasar – Tenha excelentes fotos dos seus projetos em um portfólio muito bem formatado para apresentação tanto em reuniões presenciais quanto de forma digital.
- Cuide do seu espaço no campo virtual – Tenha um site com excelentes imagens, bom impacto visual, informações relevantes e conteúdo atrativo e exclusivo. Invista, também, em assessoria de imprensa e mídias sociais, atuações dos times de comunicação e marketing que te darão muito mais visibilidade.