Arquiteto – 7 dicas de marketing para seu escritório

outubro 30, 2014 em Carreira

dicas de marketingNada de achar que marketing é tema somente para os grandes. Desde o início do negócio, pensar e trabalhar um plano de comunicação e marketing é fundamental para qualquer empresa, independente do seu segmento. Conversamos com Laíze Damasceno, consultora de comunicação e marketing, e reunimos algumas dicas para que você, arquiteto e designer, trabalhe a comunicação promovendo seu trabalho.

  1. Pense em marketing desde o princípio – Independente do setor de mercado do seu negócio, priorize o marketing criando um planejamento estratégico e concentrando esforços para atingir as metas.
  2. Contrate especialistas – Os próprios arquitetos e designers não conseguirão gerir com excelência os canais de comunicação do escritório. Para que o resultado não seja amador, conte com a experiência dos profissionais de comunicação e marketing que vão elaborar um plano executando as ações a curto, médio e longo prazo. A comunicação de um escritório de arquitetura e design deve ser tão profissional quanto o trabalho que é executado lá dentro.
  3. Apareça – Assim como todo negócio baseado na criatividade de seus membros, os escritórios de arquitetura e design precisam de visibilidade e da reputação trazida pelos veículos de imprensa e pela mídia social. Aqueles que estão constantemente à vista tornam-se referência em seu nicho de atuação.
  4. Aplique o Marketing de Gentileza – Trabalhe as relações humanos e não se preocupe somente em vender seus serviços. Priorize o relacionamento e a comunicação com seus clientes (e possíveis clientes). Antes mesmo de pensar em vender, pense em se relacionar.
  5. Crie um roteiro para suas ações – Defina alguns pontos como, por exemplo, onde quer chegar; o que precisa fazer para alcançar este objetivo; como são e onde estão as pessoas que deseja atingir; quais serão as suas táticas e quais canais pretende utilizar.
  6. Desenvolva um portfólio de arrasar – Tenha excelentes fotos dos seus projetos em um portfólio muito bem formatado para apresentação tanto em reuniões presenciais quanto de forma digital.
  7. Cuide do seu espaço no campo virtual – Tenha um site com excelentes imagens, bom impacto visual, informações relevantes e conteúdo atrativo e exclusivo. Invista, também, em assessoria de imprensa e mídias sociais, atuações dos times de comunicação e marketing que te darão muito mais visibilidade.
*Laíze Damasceno é jornalista, palestrante e autora do livro Marketing de Gentileza, título com previsão de lançamento para janeiro de 2015.

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