5 projetos arquitetônicos para conhecer antes de morrer

outubro 21, 2014 em Notícias

Que arquiteto não fica encantando em viajar pelo mundo conhecendo as obras mais incríveis já elaboradas pelos homens? Confira, então, uma lista com 5 projetos arquitetônicos que você, profissional da área, vai adorar conhecer de perto.

Casaueblo - Uruguai (reprodução viagensebeleza.com.br)

Casaueblo – Uruguai (imagem/reprodução: viagensebeleza.com.br)

Casapueblo – Uma escultura habitável

A casa de verão do artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró (1923 – 2014) é um dos pontos arquitetônicos mais famosos do Uruguai. Localizada na cidade praiana de Punta Ballena, foi desenhada seguindo o estilo das casas da costa mediterrânea de Santorini, na Grécia. A construção começou em 1958 a partir de um cômodo feito totalmente de latas que, aos poucos, foi revestido com ripas de madeiras vindas de navios naufragados. Toda feita a mão e sem linhas retas, a casa foi inteiramente pintada de branco justamente para contrastar com o azul do céu.

Burj Al Arab - Dubai (imagem/reprodução: amazingplacesonearth.com)

Burj Al Arab – Dubai (imagem/reprodução: amazingplacesonearth.com)

Burj Al Arab – O hotel 7 estrelas

Um edifício moderníssimo, com 321 metros de altura e construído sobre uma ilha artificial na espetacular Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Imitando a vela de um barco, o hotel Burj Al Arab teve sua construção iniciada em 1994 sob o pretexto de erguer um monumento que se tornasse símbolo da cidade e de sua evolução. E foi assim que aconteceu. Com seu esqueleto em aço e vidro e uma decoração feita com uma quantidade de ouro suficiente para cobrir um campo de futebol, é um hotel com quartos espetaculares que transpira luxo e glamour.

Casas Cúbicas - Holanda (imagem/reprodução: sididom.com)

Casas Cúbicas – Holanda (imagem/reprodução: sididom.com)

Casas Cúbicas de Rotterdam – Quase uma ilusão de ótica

Na Holanda, a cidade de Rotterdam mescla arquitetura histórica a grandes monumentos modernos. E quem ama arquitetura precisa conhecer as Casas Cúbicas de Rotterdam, uma construção iniciada na década de 80 e que, finalizada em apenas dois anos, deu forma e vida a um projeto totalmente assimétrico e exclusivo. Inclinados, os cubos que formam esta estrutura são compostos por pisos e pilares de concreto e quadros de madeira. Internamente, as casas têm três pisos sendo: sala de estar no térreo, quarto e banheiro no andar intermediário e um espaço mutante no superior.

Hallgrimskirkja - Islândia (imagens/reprodução: gde-fon.com)

Hallgrimskirkja – Islândia (imagens/reprodução: gde-fon.com)

Hallgrimskirkja – Impossível não notar

Quem visita a gelada Islândia não tem como não notar esta grandiosa construção religiosa. A Igreja Luterana de Hallgrímur tem quase 75 metros de altura e pode ser vista de qualquer ponto da capital Reiquiavique. Teve sua arquitetura inspirada nas formações basálticas hexagonais formadas por lava vulcânica resfriada. Em uma construção que levou nada mais nada menos do que quatro décadas para ser finalizada, segue um estilo gótico em seu interior e, no topo, abriga três sinos que representam Hallgrímur Pétursson (poeta e clérigo islândes), sua esposa e sua filha, que morreu ainda jovem.

Centro Nacional de Artes Cênicas - China (imagem/reprodução: papeldeparede.etc.br)

Centro Nacional de Artes Cênicas – China (imagem/reprodução: papeldeparede.etc.br)

Centro Nacional de Artes Cênicas – Um espelhado no meio da grande Pequim

Também conhecido como Grande Teatro Nacional, o Centro Nacional de Artes Cênicas de Pequim, na China, foi inaugurado em 2007. Com capacidade para receber quase 5.500 pessoas sentadas, foi projetado em titânio e vidro e está cercado por um lago artificial. A grande cúpula tem aproximadamente 46 metros de altura e conta com três grandes salas. Ao todo, são 12 mil metros quadrados de muita arquitetura e arte para visitação.

E agora? Para qual continente você está programando a sua próxima viagem? O mundo está repleto de pontos incríveis e quem tem a oportunidade de conhecê-los é privilegiado. Faça as malas e embarque nas incríveis obras arquitetônicas espalhadas por aí. E depois nos conte um pouco mais sobre os locais que visitou!

Posts Relacionados: